Não há dúvida de que os avanços tecnológicos estão revolucionando todos os aspectos dos negócios, incluindo o setor de transporte. Experiências conectadas, personalizadas e adaptáveis, impulsionadas pela tecnologia, e não por cavalos de potência, são o principal diferencial dos veículos atuais. À medida que as empresas automotivas navegam no cenário de mudança de RPM para EPM ou “experiências por milhas”, os Chief Information Officers (CIOs) são os líderes que impulsionam a transformação digital em suas empresas a partir de uma perspectiva estratégica, experiência do usuário, análises, operações e segurança cibernética.

Os CIOs de hoje receberam um nível de capacitação e autonomia para ultrapassar limites, gerar insights e aproveitar experiências para acelerar a inovação na indústria automotiva e atender melhor às necessidades dos usuários finais. Mas os CIOs precisam ir além para ajudar suas empresas?

Na TU-Automotive Detroit 2019, a maior conferência e exposição de tecnologia automotiva do mundo, o Diretor de Informações Digitais e de Informações da HARMAN, Nick Parrotta, subiu ao palco para fazer uma apresentação abordando este tópico. Ele abordou oportunidades para os CIOs automotivos transcenderem suas funções tradicionais e impulsionarem a colaboração, a co-inovação e o valor do cliente em toda a indústria automotiva.

"O alcance do CIO é realmente único", disse Parrotta. "Ele vê a empresa de uma maneira muito mais ampla e por isso a sua visão precisa ser ampla e profunda, principalmente em relação a processos e tecnologias, além de compreender quais são os problemas que a empresa precisa resolver".

Segundo Parrotta, alinhar a estratégia de negócios de uma empresa à sua estratégia digital é apenas o começo. “Os CIOs agora nos pedem para não apenas alinhar a estratégia de negócios e a estratégia digital, mas também para entender quais mudanças de mercado existem, quais tecnologias disruptivas estão entrando no mercado e promover novos modelos de negócios em suas respectivas empresas”, acrescentou Parrotta.

Para saber mais sobre como o CIO automotivo pode ser uma força de mudança, assista ao discurso de Nick Parrotta na TU-Automotive Detroit - disponível em inglês.