Genesis-GV80_Interior_555175_CGENESIS_mid

Hyundai Motor Company e HARMAN International lançam o primeiro sistema mundial de cancelamento de ruído nas estradas

Co-desenvolvido com a HARMAN, baseado em seu conjunto HALOsonic de tecnologias de cancelamento de ruído, o novo sistema RANC (Road-Noise Active Noise Control) da Hyundai Motor Company combate o ruído da estrada para aumentar o prazer de dirigir, reduzindo sons indesejados em até 50%. Genesis GV80 SUV é o primeiro veículo a apresentar essa tecnologia inovadora

Stamford, Connecticut, 2020 - A HARMAN International - uma subsidiária da Samsung Electronics Co., Ltd., focada em tecnologias conectadas para os mercados automotivo, consumidor e empresarial - lançou o primeiro sistema ativo de cancelamento de ruído de estrada do mundo para a produção de veículos em parceria com a Hyundai Motor Company (HMC). O sistema RANC (Road-Noise Active Noise Control) reduz o nível de ruído na cabine, cancelando o som indesejado proveniente dos pneus e das superfícies da estrada durante a condução. O Genesis GV80 SUV, que comemorou sua revelação global em 15 de janeiro na Coréia, é o primeiro carro original de fábrica a apresentar a tecnologia, baseada no conjunto HALOsonic de tecnologias de gerenciamento de ruído da HARMAN. Além de ser o primeiro veículo com RANC, o Genesis GV80 também incorporará outras tecnologias do conjunto HALOsonic de soluções de gerenciamento de som da HARMAN.

O ruído da estrada compromete o prazer de dirigir

Quando se trata de carros, o som deve ser diferenciado do ruído. Dentro e fora da estrada, o som tem um papel essencial a desempenhar. É um influenciador importante nas decisões de compra dos clientes e contribui totalmente para o prazer da experiência de dirigir. O barulho, por outro lado, é um incômodo que pode arruinar uma experiência de condução. De acordo com um estudo encomendado pela HARMAN, os usuários finais relataram que o ruído da estrada era a maior distração auditiva para os motoristas no carro.

Hoje, os clientes finais exigem manuseio mais preciso do veículo, eficiência de combustível, suspensões mais rígidas e pneus largos e discretos. A desvantagem é que as medidas para atender a essas necessidades oferecem vários caminhos para que o ruído indesejado seja transmitido através da estrutura do veículo, criando, em última análise, um ruído de "zumbido" dentro da cabine do carro que é perturbador e cansativo. A aplicação de métodos convencionais, passivos de ruído, vibração e aspereza (NVH) para reduzir esse ruído intrusivo aumenta significativamente o peso do veículo, com um efeito negativo adicional na economia de combustível e nos níveis de emissão de CO2.

Como líder em soluções de áudio automotivo há mais de 60 anos, a HARMAN construiu uma experiência incomparável no controle de som e ruído no veículo. Juntamente com seu parceiro de confiança Hyundai Motor Company (HMC), que vende carros sob as renomadas marcas Genesis, Hyundai e Kia globalmente, a HARMAN agora está apoiando a HMC para levar o sistema RANC a um veículo original de fábrica. Estreando no Genesis GV80 SUV, o sistema reduz ativamente o ruído em tempo real, emitindo ondas sonoras invertidas ao ruído recebido.

Como funciona

O processador de controle RANC usa sinais de referência recebidos de sensores de aceleração. Posicionados estrategicamente ao longo da suspensão e do chassi, prevê o ruído transferido para a cabine e gera uma onda anti-ruído em tempo real. O tempo de computação e a velocidade de transferência do sinal são otimizados para permitir uma análise do ruído invasor e a geração do anti-ruído em milissegundos, impedindo que o som indesejado chegue aos ouvidos dos ocupantes. Os microfones de erro monitoram constantemente o desempenho do sistema em cada local do assento para garantir um passeio mais agradável para todos os passageiros.

Harman_road-noise-cancellation_example_mid

A parceria

O sistema RANC é o resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento contínuo, reunindo a experiência, as capacidades de P&D e as patentes de IP do HMC e do conjunto HALOsonic de tecnologias de gerenciamento de ruído da HARMAN. O co-desenvolvimento e a introdução deste primeiro sistema ativo de cancelamento de ruído na estrada em um veículo são um marco na colaboração bem-sucedida entre as duas empresas; A HARMAN é a parceira de áudio preferida das marcas de carros da HMC, trazendo experiências premium de audição aos motoristas dos veículos Genesis, Hyundai e Kia.

Genesis-GV80_Interior_555175_CGENESIS_mid

Datas de lançamento do veículo Genesis

O Genesis GV80 SUV comemorou sua revelação global em 15 de janeiro de 2020, na Coréia, quando foi lançado ao mercado geral. Nos EUA, o lançamento é esperado para o início do verão.

Soluções de gerenciamento de som HARMAN HALOsonic

Além de co-desenvolver soluções de gerenciamento de som com os principais parceiros do setor, a HARMAN também está investindo em sua própria pesquisa, construindo seu portfólio de soluções disponíveis para fabricantes de automóveis em todo o mundo. Além da solução de cancelamento de ruído de estrada, o pacote HALOsonic da HARMAN inclui o Cancelamento de Pedidos de Motor (EOC) e a Solução de Síntese de Som Eletrônica (ESS). O objetivo é aprimorar o som do motor dentro do veículo (ESS interno) e criar novos sons para híbridos e veículos elétricos em conformidade com os regulamentos AVAS aplicáveis (ESS externo).

Siga a HARMAN online:

- Encontre mais notícias na Newsroom da HARMAN;
- Curta a HARMAN International no Facebook;
- Conecte-se à HARMAN International no LinkedIn;
- Confira nosso canal no YouTube;
- Siga a HARMAN no Twitter @Harman;
- Assine nossos feeds RSS;
- Para mais informações básicas sobre soluções automotivas, visite: car.harman.com.

SOBRE A HARMAN

A HARMAN (harman.com) projeta e cria engenharia de produtos e soluções conectadas para montadoras, consumidores e empresas em todo o mundo, incluindo sistemas automotivos conectados, produtos de áudio e visual, soluções de automação corporativa; e serviços de suporte à Internet das Coisas. Com marcas líderes, incluindo AKG®, Harman Kardon®, Infinity®, JBL®, Lexicon®, Mark Levinson® e Revel®, a HARMAN é admirada por audiófilos, músicos e locais de entretenimento onde eles se apresentam em todo o mundo. Hoje, mais de 50 milhões de automóveis em circulação estão equipados com sistemas HARMAN de áudio e carros conectados. Nossos serviços de software fornecem bilhões de dispositivos e sistemas móveis conectados, integrados e seguros em todas as plataformas, do trabalho e de casa ao automóvel e móvel. A HARMAN possui uma força de trabalho de aproximadamente 30.000 pessoas nas Américas, Europa e Ásia. Em março de 2017, a HARMAN tornou-se uma subsidiária integral da Samsung Electronics Co., Ltd.