JBL 75 anos - Tudo Vira Hit

A Harman, empresa focada em tecnologias e produtos conectados para os mercados de consumo, automotivo e empresarial, está comemorando o 75º aniversário de sua marca de áudio mundialmente conhecida, JBL. Ao longo de sua história notável, a JBL permaneceu fiel à visão de excelência e inovação de áudio estabelecida por seu fundador, James B. Lansing, em 1946. A marca contribuiu para muitos dos eventos e locais mais icônicos da indústria da música, sendo apreciada por profissionais por seu som superior e pelos consumidores por sua energia envolvente.

Rodrigo-Kniest-Harman

“Há mais de sete décadas a JBL é reconhecida globalmente por sua qualidade superior, tanto em som quanto em design e funcionalidade. No Brasil, as caixas de som e fones de ouvido da marca se integraram com nossa cultura nacional e conectam emocionalmente os consumidores com suas músicas nos momentos de lazer, bem como aumentam a produtividade no trabalho. Nossos produtos marcam momentos inesquecíveis na vida das pessoas e, sem dúvidas, seguirão ainda por muito mais décadas sendo parceiros de milhões de consumidores", afirma Rodrigo Kniest, Presidente da Harman do Brasil e SVP da região da América do Sul da Harman.

Tudo vira hit com a JBL, que dá vida à música de uma maneira que as pessoas em todos os lugares podem sentir. Woodstock, Coachella, Yankee Stadium, Madison Square Garden, Tomorrowland... Diversos dos momentos e locais mais épicos da cultura pop musical têm algo muito especial em comum. Por 75 anos, JBL tem estado no centro da cena musical, ao lado dos artistas mais icônicos do mundo, amplificando o poder da música para fazer o consumidor se sentir bem, conectado e vivo.

A JBL nunca perdeu de vista o fato de que o objetivo final do som é tocar a alma humana. Desde o primeiro dia, a marca constrói seu legado com paixão, energia e amor pelo som puro. E, embora cada pessoa no planeta seja uma mistura única de cultura, gostos, idade e experiências, existe uma linguagem sonora que é universal.

Luciano-Sasso-Harman

“A história da JBL faz parte de todo o desenvolvimento do mercado de áudio. Ao celebrarmos esses 75 anos, percebemos o quanto a marca já faz parte da cultura e do dia a dia de diversos setores e de milhões de pessoas. E vamos seguir com esse compromisso de entregar sempre os melhores produtos, desenvolver cada vez mais tecnologias de ponta, atualizar constantemente nosso design para as necessidades contemporâneas. Com a inovação, o pioneirismo e a qualidade superior sempre em nosso norte, temos certeza que há muito por vir ainda na JBL e continuaremos elevando as experiências de áudio", afirma Luciano Sasso, Vice Presidente de Vendas & Marketing da categoria de Consumer Audio da América do Sul da Harman.

Desde a era das primeiras imagens faladas, a excelência de áudio tem sido o "Santo Graal" da JBL, definindo o tom para tudo o que se seguiu. Ao longo dos anos, a marca trouxe som envolvente por meio de tecnologia de ponta para o estúdio e o palco, além do carro, da casa e onde quer que seu consumidor vá - sempre inovando, sem jamais se acomodar. Do cinema às casas de show, do hip-hop ao eletro, de caixas de som portáteis recordistas a headphones revolucionários: a JBL está lá, elevando o nível. Não importa o que o consumidor ouve ou como ouve, a marca garante que ele amará cada minuto.

Bruno Moura - Harman

"É único como a energia e o poder da assinatura do som JBL nos acompanham e emocionam nossos momentos de vida há tanto tempo. Esse aniversário traz marcas incríveis, mas que só puderam acontecer por conta do compromisso de muita gente em manter o legado vivo e intacto. A marca JBL representa a alegria e, dentro da Unidade Professional Solutions, estamos compromissados em espalhar essa assinatura de som para todo e qualquer ambiente que gere esse sentimento, além de estarmos super ansiosos pelos próximos 75 anos", afirma Bruno Moura, Diretor Senior de Vendas e Marketing da categoria Professional Solutions da América do Sul da Harman.

Flavio H. Sakai - Harman

"A JBL é a combinação do espírito de inovação com a paixão pela área de áudio de James Bullough Lansing. O tempo, 75 anos, não é inimigo, apenas potencializa a mágica que isto traz. Viabilizar a gravação e reprodução de músicas que representam nossas emoções e as relações humanas, trazer a experiência sonora ao cinema, desde a produção até a exibição nas salas do mundo todo, viabilizar shows e concertos musicais de todos os gêneros, rock, clássico, samba, punk, funk, sertanejo, country, jazz.... Popularizando e democratizando a experiência do áudio, da música, da interação, comunicação, interatividade e conectividade entre as pessoas. Em casa, no transporte, no trabalho, tudo. Uma apaixonante missão. Por fim, o DNA da JBL certamente continuará mostrando que a tecnologia tem seu propósito: trazer o bem-estar à nossa sociedade em transformação", afirma Flavio H. Sakai, Diretor Senior de Vendas e Marketing da categoria Automotiva da América do Sul da Harman.

JBL: 75 anos de tecnologia e momentos culturais icônicos

DATAS

MOMENTOS DA CULTURA POP

1928
-
2021

O primeiro filme falado do mundo, The Jazz Singer, apresenta os alto-falantes HD de Lansing.

Os sistemas de áudio JBL são apresentados em 40% das salas de cinema dos EUA e 25% internacionalmente.

1969

Os componentes das caixas de som JBL levam o som lendário a Woodstock, tornando o festival um dos momentos mais importantes da história da música popular.

1970s

A JBL co-desenvolve o Wall of Sound para o Grateful Dead - o maior sistema de som de concerto sem distorção da época.

1974

No Cal Jam Festival, a JBL faz parte do maior e mais alto sistema de som já montado, com 54.000 watts de potência. Um evento divisor de águas para a cultura pop, que reuniu 400.000 fãs de rock para assistir apresentações de alguns dos artistas mais conhecidos da época, como Earth, Wind & Fire, Deep Purple e The Eagles.

1979

Alto-falante JBL L-100 apresentado no anúncio icônico da Maxell ‘Blown Away Guy’.

1982
-
1983

O som da JBL impulsiona o Festival dos EUA organizado pelo cofundador da Apple Steve Wozniak, combinando tecnologia com rock, incluindo a primeira implementação da Ponte Espacial EUA-Soviética e apresentando os maiores shows da época, como The Talking Heads, The Police, Tom Petty, INXS e David Bowie.

1984

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas seleciona palestrantes da JBL para o Samuel GoldwynTheatre, em Beverly Hills, o teatro de referência da indústria cinematográfica (atualizado para o sistema de 3 vias JBL 5674 em 1997).

1985

Os sistemas JBL fornecem o som para o concerto beneficente U.S. Live Aid, realizado no JFK Stadium na Filadélfia, com cerca de 90.000 participantes.

1990s

A JBL iniciou seu relacionamento de longa data com o Centro John F. Kennedy de Artes Cênicas em Washington, D.C.

1996
-
2020

JBL é a parceira de som escolhida em vários estádios do Reino Unido para a Premier League Football - incluindo Manchester United, Arsenal, Chelsea e, mais recentemente, Tottenham, Dublin Aviva Stadium, bem como Rotherham, Worcester, Headingly Leeds, West Ham, Burnley, Newcastle, Sunderland e mais.

2000

JBL começa a impulsionar todas as convenções republicanas e democráticas dos EUA.

2001

JBL começa a impulsionar todas as posses presidenciais dos EUA, incluindo a histórica posse de Barack Obama como primeiro presidente afro-americano dos Estados Unidos.

2002

Os engenheiros da JBL recebem os prêmios “Oscar” científicos e técnicos da Motion Picture Academy. A JBL traz um som lendário a todos os Super Bowls, com artistas internacionais como Prince, Jennifer Lopez e Shakira, tornando o show do intervalo tão emocionante quanto o jogo do campeonato em si e fornecendo um link poderoso para a cultura pop.

2002 - 2003

Bruce Springsteen viaja com um sistema de áudio de concerto JBL completo e embalado para a estrada para sua turnê mundial.

2004

Eric Clapton realiza sete concertos no icônico Royal Albert Hall, em Londres, usando alto-falantes JBL.

2005

JBL é premiada com um Grammy® Técnico pela Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação. A Jornada Mundial da Juventude atrai mais de 1 milhão de pessoas para ver o Papa Bento XVI e apresenta um imenso sistema de som usando os sistemas JBL VerTec e JBL VRX.

2006

A JBL impulsiona o festival de música Rock in Rio em Portugal e os festivais subsequentes no Brasil e em Las Vegas.

2008

JBL traz o som em vários locais nos Jogos Olímpicos de Verão em Pequim, na China. A JBL patrocina a equipe Session Squad no evento de mountain bike extremo Red Bull Rampage, em Utah.

2010

O icônico Coachella Festival está equipado com monitores de estúdio JBL, que também são usados em uma lista de artistas de ponta para um webcast ao vivo do festival. JBL torna-se a patrocinadora oficial da organização GRAMMY® e da cerimônia anual de premiação GRAMMY®. A JBL também é patrocinadora da The Recording Academy / Clive Davis Pre-GRAMMY® Gala e das atividades anuais da Musi Cares® Foundation, incluindo o fornecimento de reforço de som premium para a cerimônia do Grammy Music Awards (em andamento).

2012 & 2016

Os sistemas JBL aparecem na reforma do Madison Square Garden em Nova York.

2014

JBL se torna a parceira de áudio oficial da NBA e impulsiona 50% das arenas de basquete profissional nos Estados Unidos, ampliando a experiência de jogo para os fãs de todo o país.A JBL impulsiona o Ultra Music Festival eletrônico ao ar livre em Miami.

2015

Um enorme sistema de PA ao vivo JBL alimenta o festival Rock in Rio em Las Vegas, apresentando música de estrelas como Beyoncé, Justin Timberlake e Bruce Springsteen para mais de 600.000 fãs em 7 dias. JBL impulsiona o Electric Daisy Carnival em Las Vegas, o maior festival de música de dança eletrônica dos EUA.

2017

Começa a parceria da JBL com o Festival Tomorrowland.
JBL realiza seu primeiro JBL Fest em Las Vegas, reunindo artistas icônicos como Quincy Jones e Demi Lovato.
JBL estabelece um novo recorde mundial do Guinness para a maioria das caixas de som Bluetooth reproduzindo de uma única fonte (1.000 JBL Flip4).

2018

JBL impulsiona performances épicas de DJs como Nickey Romero no Ultra Music Festival, em Miami. Os alto-falantes da JBL alimentam o Secret Solstice Music Festival em Reykjavík, na Islândia, com apresentações ininterruptas durante 24 horas de sol no círculo ártico.
A JBL realiza sua primeira JBL Snow Party em Val Thorens, na França, por três dias intensos de apresentações de música ao vivo por embaixadores da marca JBL de toda a Europa.

2019 - Hoje

As mundialmente famosas celebrações da véspera de Ano Novo e Ball Dropna Times Square, em Nova York, apresentam um sistema JBL enchendo as ruas com som, enquanto transmite o momento icônico para um público de mais de 1 bilhão de telespectadores em todo o mundo.

 

 

DATAS

Tecnologia / Momentos da marca - mais de 300 patentes de tecnologia

1946

James B. Lansing deixa a Altec e funda uma nova empresa, James B. Lansing SoundIncorporated.

1947

Lançamento do alto-falante D130, de 15” (38cm), com o primeiro uso comercial de uma bobina de voz de 4” (100mm).

1949

James B. Lansing morre; William Thomas torna-se presidente da empresa.

1953

Comercialização de lentes acústicas por Bart Locanthi.

1954

Lançamento do driver de compressão Modelo 375, o primeiro diafragma de 4” (100 mm) disponível comercialmente.

1955

Lançamento do Modelo 075, o primeiro transdutor de anel radiador de ultra-alta frequência.

1957

Lançamento do sistema de alto-falantes estéreo do console JBL Paragon.

1959

Leo Fender integra o Modelo D130 em seus amplificadores de guitarra.

1962

A JBL cria o primeiro monitor de estúdio de 2 vias a utilizar lentes acústicas de alta frequência.

1968

Lançamento do alto-falante de monitor de estúdio de estante de três vias JBL 4310, substituído na década de 70 pelo modelo 4311.

1969

Sidney Harman adquire a JBL, inaugurando um período de crescimento internacional acelerado.Lançamento da versão de consumidor L-100 do 4311, que vende mais de 125.000 unidades na década de 1970.

1973

Lançamento dos monitores de estúdio da série 4300, incluindo os primeiros designs de quatro vias da indústria.

1975

Lançamento do LineArray termoplástico modelo 4682 “Strongbox”.

1979

Desenvolvimento da tecnologia Diamond Surround para controle de ressonâncias de alta frequência em diafragmas.Desenvolvimento da estrutura magnética de Geometria de Campo Simétrico (SFG).Lançamento dos sistemas portáteis Cabaret® Series para estreias de músicos.

1980

Lançamento das buzinas Bi-Radial® Constant-Coverage.

1981

Lançamento do primeiro monitor de estúdio Bi-Radial®, o 4435, para uso em estúdio de gravação.

1982

O titânio foi desenvolvido pela primeira vez como um material para diafragmas de alta frequência.
Lançamento do sistema power-flat cinema Model 4675, o primeiro sistema aprovado pela THX®.

1984

JBL em Lincoln Town Car estreia como o primeiro sistema de áudio automotivo da marca OEM.

1986

Lançamento dos primeiros modelos da Série Control®.

1990

A tecnologia Vented Gap Cooling reduz a temperatura do transdutor de baixa frequência.

1991

Lançamento do primeiro alto-falante pró-áudio usando um ímã de neodímio na série Array.

1995

Lançamento dos alto-falantes portáteis com caixa moldada por injecção EON.
Desenvolvimento dos primeiros transdutores de neodímio Differential Drive® com bobina de voz dupla / cone com lacuna magnética dupla.

2000

Criação do sistema VerTec® LineArray com RBI - RadiationBoundaryIntegrator.
Lançamento dos sistemas de cinema de três vias ScreenArray® com compensação de propagação de tela.

2002

Os engenheiros da JBL recebem os prêmios “Oscar” científicos e técnicos da Motion Picture Academy.

2004

JBL está entre as primeiras a lançar docks de áudio para o iPod.

2005

JBL é premiada com um Grammy® Técnico pela Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação.

2006

Lançamento do VRX Constant-Curvature da linha Array.

2008

Lançamento de matrizes de linha de coluna com tecnologia de largura de feixe constante da série CBT.
JBL VerTecLineArray System está instalado no Radio City Music Hall, em Nova York.

2010

O JBL VerTecLineArray System faz parte da reforma de 16 milhões de dólares do BeaconTheatre, de Nova York.

2011

Lançamento do driver de compressão de diafragma duplo D2, usado pela primeira vez no VTX da linha Array.

2012

Lançamento do M2 Studio Monitor com Image Control Waveguide, driver D2 e woofer de bobina de voz com baixo TCR.

2013

A caixa de som Bluetooth portátil JBL Flip se torna a solução de áudio mais vendida em todo o mundo.Lançamento do M2 Master Reference Monitor.

2014

O histórico Pauley Pavilion da UCLA é atualizado com os alto-falantes JBL Professional Precision Directivity.

2015

JBL anuncia JBL Trip, um sistema de áudio portátil all-in-one para uso em veículos.

2016

Lançamento do sistema PA portátil multifuncional Linear Array EON One.

2017

JBL estabelece um novo recorde mundial do Guinness para o maior número de caixas de som Bluetooth reproduzindo de uma única fonte.
Lançamento do JBL Jr, a primeira linha de fones de ouvido infantis da JBL.
JBL comemora 10 milhões de unidades JBL Flip vendidas.

2018

JBL comemora 60 milhões de portáteis vendidos.

2019

JBL comemora 100 milhões de portáteis vendidos.

2020

A JBL entra na categoria de jogos com a linha de fones de ouvido JBL QUANTUM.
A JBL lança sua primeira caixa de som Bluetooth portátil feita de plástico reciclável.
JBL comemora 100 milhões de fones de ouvido vendidos.
JBL abre sua primeira loja em Nova York.

2021

JBL comemora 75 anos.

 

 

Sobre a JBL

A JBL cria o som incrível que molda os momentos mais épicos da vida. De eventos icônicos como Woodstock e shows no Madison Square Garden, a jogos no Yankee Stadium e viagens de fim de semana, a JBL eleva as experiências dos ouvintes com um áudio premiado que permite que eles aproveitem ao máximo cada momento. Com 75 anos de credenciais profissionais incomparáveis e inovação líder da indústria, a JBL combinou habilmente uma visão arrojada do futuro com a paixão e talento de engenheiros e designers ao redor do mundo. O som lendário JBL é a tecnologia líder que impulsiona os principais eventos da cultura pop, e a marca mantém parceria com os maiores talentos do mundo na música, esportes e esportes eletrônicos.

Sobre a Harman

A HARMAN (harman.com) projeta e desenvolve mundialmente produtos e soluções de conectividade para a indústria automotiva, os consumidores e as empresas, incluindo sistemas para veículos conectados, produtos audiovisuais, além de soluções de automação empresarial e de suporte à IoT (Internet das Coisas). Com marcas líderes como AKG®, HarmanKardon®, Infinity®, JBL®, Lexicon®, Mark Levinson® e Revel®, a HARMAN é admirada por audiófilos, músicos e casas de show ao redor do mundo. Mais de 50 milhões de automóveis estão equipados nas estradas com as linhas de áudio e conectividade da HARMAN. Os serviços de software da empresa alimentam bilhões de dispositivos móveis e sistemas que estão conectados, integrados e seguros em todas as plataformas - do trabalho a casa, até carros e celulares. A HARMAN tem uma força de trabalho de aproximadamente 30 mil pessoas nas Américas, Europa e Ásia. Em março de 2017, a HARMAN se tornou uma subsidiária integral da Samsung Electronics.

Assessoria de Imprensa
Martha Becker Connections

(51) 3029.7471 | 3012.7472 | 3307.3598

Caio César Spillere – caio@marthabecker.com.br
Valéria Luna – valeria@marthabecker.com.br