HARMANs Alfredo Fernandez Franco 1

JBL entra para revolucionar a experiência sonora dos gamers: entrevista com Alfredo Fernandez Franco da Harman

Todo som faz a diferença. Isso é de particular importância ao jogar videogames imersivos com a tecnologia atual. Desde a sua criação, a JBL introduziu inúmeras soluções inovadoras de áudio que liberam experiências inesquecíveis. A marca chamou a atenção do mercado novamente com o lançamento da JBL QUANTUM, a primeira série de fones de ouvido da JBL especialmente projetada para jogadores. Desde a detecção de "fogo cruzado" até os menores movimentos do inimigo, os novos fones de ouvido apresentam a ambientação sonora mais precisa de todos os tempos, permitindo que você realmente sinta que está dentro do jogo. Conversamos com o diretor de áudio imersivo da HARMAN, Alfredo Fernandez Franco, para conhecer melhor os fones de ouvido JBL QUANTUM.

Por que o áudio preciso é tão importante para os jogadores?

Nos videogames de hoje, som é sobrevivência. Se você está em um jogo de combate, precisa saber de onde vem a bala. Se está jogando futebol, precisa saber se há passos logo atrás de você. Nos novos gêneros de games, a precisão do áudio é o principal diferencial.

HARMANs Alfredo Fernandez Franco 1

Quais tecnologias tornam os fones de ouvido JBL QUANTUM tão especiais?

Em primeiro lugar, nossa tecnologia de som JBL QuantumSURROUND ™ adiciona um ambiente sonoro espacial muito mais amplo e realista para uma imersão em jogos verdadeiramente cinematográfica. Em vez de o som se mover horizontalmente, nossos algoritmos permitem que os jogadores experimentem mundos virtuais em dimensões adicionais, superando as tecnologias de som surround mais populares disponíveis atualmente para Headsetsgamers. No JBL Quantum ONE, nosso principal headset, também incorporamos a tecnologia JBL QuantumSPHERE 360™, com algoritmos proprietários e sensores de rastreamento de cabeça integrados que permitem aos jogadores detectar sons e movimentos ao redor deles como nunca antes.

Como os fones de ouvido JBL QUANTUM oferecem um áudio preciso?

Definir a precisão do áudio é uma questão de som e espaço. Se você colocar alto-falantes em um determinado espaço e pedir às pessoas nesse espaço para adivinharem de onde vem o som, a taxa de precisão será de aproximadamente 90%. Nosso objetivo com a série JBL QUANTUM e nosso produto principal, o JBL QUANTUM ONE, era ver o quanto chegamos perto dessa mesma taxa.
Por fim, precisávamos de três coisas:
- Primeiro, precisamos desenvolver um modelo matemático de como as fontes sonoras no espaço interagem com os usuários, dependendo de sua posição relativa no espaço;
- Segundo, precisávamos considerar como o formato da orelha afeta o som para estudar como reconstruir esses sinais sem distorção;
- Terceiro, tivemos que aprender a recriar a diferença na hora de chegada causada pela distância entre as orelhas da pessoa e, em seguida, ajustar os algoritmos à anatomia do ouvinte. Após três anos de pesquisa, medições, simulações e prototipagem, atingimos 90% de precisão.

HARMANs Alfredo Fernandez Franco 2

Quanto tempo levou para desenvolver essa nova série de fones de ouvido para jogos?

O desenvolvimento da série JBL QUANTUM começou a partir do zero no final de 2017. Nossa equipe de áudio imersiva trabalha há vários anos nessa tecnologia, o que nos permitiu chegar aonde estamos em um períodotão curto de tempo. A estreita cooperação entre nossa divisão de pesquisa e as equipes de produtos foi essencial para isso.

Que você saiba, mais alguém colocou tanta pesquisa, dados e conhecimento técnico em seus fones de ouvido para jogos?

Não. Estou no setor de áudio há um tempo, e a quantidade de pesquisas que colocamos nesses fones de ouvido é incrível. Tivemos que descobrir quais rastreadores de cabeça usar, como compensar a latência, medir os movimentos da cabeça, enviar esses dados para o computador, processá-los e enviar o áudio novamente. Isso é um desafio, porque se você não fizer o que é certo - se o ouvinte mexer a cabeça e o som seguir muito lentamente - o efeito não será acurado. Tivemos que nos perguntar como obter os algoritmos para processar os dados com rapidez suficiente para evitar atrasos, quantos filtros usar, quais transdutores usar... Tudo isso exigiu muita pesquisa, mas achamos que poderíamos apenas contribuir para a conversa sobre jogos se pudéssemos entregar a coisa real, o que realmente mostra o quão comprometidos, motivados e apaixonados todos estão aqui. Isso é o que realmente nos diferencia.

Qual foi a experiência mais gratificante durante o desenvolvimento desses fones?

Quando terminei meu mestrado, a tecnologia para rastrear a cabeça e esse nível de processamento de sinal digital não estavam disponíveis para um produto de consumo. Estou animado para ver um produto com esses recursos que está disponível para um público mais amplo. Estou certo de que esses novos recursos permitirão que os consumidores experimentem novos casos de uso, não apenas em jogos, mas também em outros tipos de mídia. Ser capaz de individualizar o comportamento de um sistema para um usuário específico é uma grande conquista. Foi extremamente gratificante trabalhar com nossa equipe para reunir toda essa tecnologia e criar um produto incrível.

E qual foi a mais desafiadora?

Uma das partes mais desafiadoras desta aventura foi a linha do tempo do desenvolvimento combinada com o número de SKUs e a distribuição geográfica da equipe. Equipes em 3 continentes diferentes participaram do desenvolvimento do software e hardware. Há trabalho em andamento nos projetos 24 horas por dia. Isso requer um alto nível de cooperação para poder fornecer produtos de software e hardware altamente complexos. Como você pode imaginar, essa coordenação envolveu muitas viagens e dias longe de casa, mas valeu completamente a pena, visto os incríveis produtos que conseguimos criar.

Na HARMAN, estamos focados em oferecer soluções de ponta que ajudam a criar experiências memoráveis aos nossos fãs. Ao ingressarmos na CES 2020, levamos ao público uma amostra do que eles poderão ver ainda este no ano. Fique ligado nos canais de Newsroom, Facebook, Twitter e LinkedIn durante a CES 2020 para saber de todas as novidades da HARMAN.