IFA 2019, BERLIM - 05 DE SETEMBRO DE 2019 - A HARMAN, uma subsidiária da Samsung Electronics Co. Ltd., focada em tecnologias conectadas para os mercados automotivo, consumidor e empresarial, encomendou um novo estudo aprofundado de pesquisa do consumidor sobre hábitos de escuta contemporâneos e como o futuro da escuta poderá se desenvolver.

E se seus fones de ouvido pudessem detectar seu humor e ajustar sua escolha de música automaticamente? Sente vontade de dançar? Que tal um aplicativo que pode transformar sua balada favorita em uma faixa EDM cheia de graves com o toque de um botão? Mais de 8 mil pessoas de seis países ajudaram a definir as últimas preferências de áudio do consumidor no novo e atraente estudo da HARMAN.

Talvez melhor do que ninguém, a HARMAN sabe o quanto a música importa. Por mais de 70 anos, a HARMAN procura continuamente encontrar ouvintes onde eles estão - no estúdio ou no palco, em casa ou no carro - para oferecer a eles o som da mais alta qualidade e uma experiência auditiva mais gratificante possível.

“Na HARMAN, acreditamos que a música capacita as pessoas a melhorar suas vidas, lhes permitindo sintonizar e aproveitar ativamente a mágica do momento, não importa onde estejam. Enquanto olhamos para o futuro da audição, a HARMAN está mais comprometida do que nunca em aproveitar o poder das novas tecnologias combinadas com o design para oferecer experiências auditivas consistentemente imersivas. Acima de tudo, continuamos dedicados ao nosso maior objetivo: ajudar as pessoas a aproveitarem ao máximo cada momento que passam ouvindo música”, disse Dave Rogers, Presidente da divisão Lifestyle da HARMAN.

Som personalizado com apelo universal

A capacidade de personalizar as preferências de qualidade do som é especialmente atraente. Independentemente do contexto, os ouvintes desejam personalizar suas músicas. Três quartos de todos os entrevistados estão interessados ​​em ter uma solução "tudo em um" que permita lembrar e ajustar suas preferências de audição de acordo com os diferentes ambientes em que ouvem música, eliminando a necessidade de reconfigurar sua música em cada ambiente.

Além disso, há um grande interesse nos aplicativos de inteligência artificial para personalizar o estilo da música. Seis em cada dez pessoas acham atraente o conceito de personalizar ou manipular a música. Por exemplo, a capacidade de converter uma balada favorita em uma pista de dança em movimento.

Videogame é uma ponte para ouvir música

O videogame mostrou ser um meio de despertar o apetite pela audição de músicas: mais da metade dos participantes que jogam videogame descobriram novas músicas ao fazê-lo. Na Coreia do Sul, mais de um terço dos jogadores da amostra acreditam ouvir mais música agora como resultado de videogame e mais da metade diz que escuta uma variedade maior de música devido à exposição a diferentes gêneros por meio da plataforma de jogos. Além disso, entre os gamers que planejam comprar fones de ouvido, quase 1 em cada 5 o faz exclusiva ou parcialmente com o objetivo de ouvir música que não é do jogo, enquanto joga videogame. Assim, os jogos estimularam um aumento no consumo de música, bem como a adoção de hardware de qualidade aprimorada para uma melhor audição.

O ambiente certo pode aumentar o prazer da música

Todo mundo sabe que a música pode melhorar o ambiente. Mas o oposto também é verdadeiro. Quase 7 em cada 10 usuários acham atraente ter um dispositivo de áudio que possa controlar seu ambiente físico enquanto ouve música para criar o ambiente certo. A capacidade de ter um aplicativo que também possa controlar as configurações de iluminação ou aquecimento em casa ou no carro é atraente para 80% dos entrevistados na Coreia do Sul. Em comparação, apenas metade dos usuários pesquisados na Alemanha está interessada nisso. A questão do ambiente também é relevante quando se trata de música ao vivo: quase 6 em cada 10 consumidores gostariam de assistir a mais shows ou eventos de música ao vivo em casa, se pudessem recriar o ambiente. A audição personalizada em concertos e eventos é muito bem-vinda pelos consumidores

O conceito de usar fones de ouvido ou dispositivos individuais para permitir uma experiência de audição personalizada (por exemplo, controle de volume ou ajuste de reprodução de som) em eventos de música ao vivo é recebido positivamente por mais de 6 em cada 10 entrevistados, no geral. A Coreia do Sul e os Estados Unidos têm a maior concentração de interessados nisso.

O futuro da escuta é sobre qualidade e personalização

Olhando para o futuro, as preferências do ouvinte são tudo menos imutáveis. Atualmente, em todos os seis mercados, a melhoria da qualidade do som é o principal requisito, seguido de perto pelos recursos de cancelamento de ruído e tempo de duração da bateria. No futuro, os consumidores indicam que o som 3D/surround, a interface do usuário de voz e os dispositivos de áudio inteligentes se tornarão mais importantes, com os consumidores na maioria dos países mostrando um crescente apetite por essas tecnologias.

SOBRE A HARMAN

A HARMAN (harman.com) projeta e desenvolve mundialmente, produtos e soluções de conectividade para indústria automotiva, consumidores e empresas, incluindo sistemas para os veículos conectados, produtos audiovisuais, além de soluções de automação empresarial e de suporte à IoT (Internet das Coisas). Com marcas líderes como AKG®, Harman Kardon®, Infinity®, JBL®, Lexicon®, Mark Levinson® e Revel®, a HARMAN é admirada ao redor do mundo, por audiófilos, músicos e locais de entretenimento onde eles atuam. Atualmente, mais de 50 milhões de automóveis estão equipados com as linhas de áudio e conectividade da HARMAN. Nossos serviços de software alimentam bilhões de dispositivos móveis e sistemas conectados, integrados e seguros em todas as plataformas, do trabalho ao lar, para o automóvel e o celular. A HARMAN conta aproximadamente com 30 mil colaboradores espalhados pelas Américas, Europa e Ásia. Em março de 2017, a HARMAN tornou-se uma subsidiária integral da Samsung ElectronicsCo., Ltd.

Assessoria de Imprensa

Martha Becker Comunicação

(51) 3029.7471 | 3012.7472 | 3307.3598

Filipe Costódio – filipe@marthabecker.com.br
Eduardo Vidal - eduardovidal@marthabecker.com.br